O ECSI Portugal – Índice Nacional de Satisfação do Cliente é um sistema de medida da qualidade dos bens e serviços disponíveis no mercado nacional, por via da satisfação do cliente. É desenvolvido anualmente pela Equipa do Projeto e abrange vários sectores de atividade económica:
- Água (na vertente de abastecimento) – Serviços municipalizados, empresas de abastecimento de água;
- Banca;
- Combustíveis – Postos de abastecimento de combustíveis;
- Comunicações – Serviço Telefónico Fixo, Serviço Telefónico Móvel, Televisão por Subscrição, Internet Fixa, Internet Móvel e Serviços Postais;
- Dual – Gás Natural e Eletricidade em simultâneo;
- Gás em Garrafa;
- Gás Natural;
- Eletricidade;
- Seguros – Companhias de seguros de diversos ramos;
- Transportes Públicos de Passageiros – Áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto.
Os resultados de 2017 foram apresentados e estão disponíveis no link http://www.ecsiportugal.pt/site/assets/files/1019/apres_13_dezembro_ecsi_2017-1.pdf