O LinkedIn tem mais de 300 milhões de profissionais ligados, onde quase metade inicia sessão diariamente. Estes são alguns dos motivos que tornam esta rede importante para a promoção pessoal a nível profissional e que pode ser, segundo a consultora Llorente & Cuenca, um activo de reputação para lá de um simples currículo. “Os departamentos de marketing, comunicação e recursos humanos estão a trabalhar de forma alinhada com o objectivo de identificar os melhores candidatos e comunicar a actividade da empresa junto de um segmento mais profissional. E os colaboradores têm um papel determinante em todo este processo, porque ninguém melhor do que eles pode transmitir confiança e credibilidade à comunicação da empresa para a qual trabalham. O LinkedIn é, hoje em dia, muito mais do que um curriculum vitae”, afirma Jesús Álava Antón, consultor sénior da agência, que preparou uma inforgrafia com 12 dicas para renovar a identidade digital nesta rede social.
1. Escolha a fotografia certa
O LinkedIn não é o Facebook nem o Twitter; o LinkedIn mexe com os negócios, e isso requer um tratamento diferente, até na escolha da imagem que quer mostrar de si. Opte por uma fotografia discreta e profissional.
2. Preencha toda a sua informação de contacto
Assegure-se de que qualquer pessoa pode entrar em contacto consigo, por telemóvel ou email, ou até mesmo através de outras redes sociais onde esteja presente. E não se esqueça: crie o seu próprio URL no LinkedIn, assim será mais fácil chegar até ao seu perfil através dos resultados de pesquisa do Google!
3.Faça actualizações e diversifique os conteúdos que partilha
Junte documentos, apresentações, imagens ou vídeos à showcase do seu perfil, partilhando conteúdos que demonstrem a sua experiência profissional. É uma oportunidade única de tornar reais as suas qualidades e competências!
4.Não se esqueça do seu percurso académico
Assegure-se de que inclui toda a informação sobre a sua passagem pela vida escolar e universitária, assim como os seus contactos de ex-colegas.
5.Fale sobre as suas experiências de voluntariado
As causas que defende, assim como os projectos de voluntariado que desenvolve, são uma forma excelente de mostrar quem realmente é.
6.Construa o seu networking de uma forma assertiva
Adopte uma estratégia de contactos inteligente, centrando-se em 4 tipos de afiliação: amigos e família, contactos escolares e universitários, relações profissionais (colaboradores, clientes, fornecedores, profissionais do sector, etc.) e ainda contactos relacionados com as suas actividades de voluntariado.
7.Adopte uma estratégia para criar e gerir a sua rede de contactos
Há algumas pessoas que aceitam qualquer pedido de conexão; há outras que não. Opte pelas melhores práticas: esteja conectado com as pessoas a quem pode realmente trazer algum valor acrescentado ou que lhe podem trazer algum valor para si.
8.Melhore e actualize o seu perfil para tornar-se mais visível
Escolha uma fotografia, faça um pequeno resumo, adicione as suas competências, peça recomendações, faça parte de grupos e, acima de tudo, faça actualizações com conteúdos relevantes sobre as suas áreas de interesse. Quando mais actividade tiver, mais será visível pelos seus contactos e pela rede!
9.Transforme aquela “pilha” de cartões-de-visita que tem em cima da secretária em conexões no LinkedIn
Sempre que vai a uma reunião ou conhece alguém numa conferência ou num encontro de trabalho, adicione esse contacto na rede. Será assim mais fácil entrar em contacto no futuro.
10.Publique conteúdos temáticos que lhe permitam fortalecer a sua reputação dentro de uma área de especialidade
Partilhe as suas imagens, vídeos, documentos ou apresentações, ou então seja curador de artigos relevantes sobre aquilo que mais o fascina. Lembre-se sempre que há conteúdos aos quais ninguém resiste: frases inspiradoras, momentos de celebração no trabalho, sugestões de leitura ou notícias, ou experimente lançar um debate sobre algum tópico inquietante!
11.Seleccione as pessoas com que deseja estar conectado
As conexões no LinkedIn são o factor mais determinante na escolha de candidatos para posições relevantes! Ao contrário das formas de recrutamento mais tradicionais, o LinkedIn permite ver a rede de contactos dos diferentes candidatos, o que pode ser fundamental em funções de topo.
12.Siga as empresas que lhe interessam ou nas quais deseja trabalhar um dia
É uma forma de se familiarizar com os conteúdos e com o estilo de comunicação destas organizações, e uma oportunidade de se preparar para uma eventual entrevista. Não há nada melhor como saber o que as empresas partilham sobre o seu negócio.
in Meios e Publicidade, 19 de janeiro de 2015