Francisco Paquete
No início do teu percurso profissional que tipo de atividades executaste nos Contact Centers?
No início da minha carreira profissional tive várias experiências em ambiente de contact center, das quais destaco duas em particular:
– Gestão de Intervenções (supervisão operacional das intervenções de instalação e manutenção de serviços de Telecomunicações, através do controlo de prazos, controlo de qualidade, gestão de reclamações, reagendamentos, etc.);
– Gestão de Crédito (recuperação extra-judicial de crédito mal parado, através da realização e controlo de acordos de parcelamento ou quitação, bem como de atividades de levantamento e pesquisa).

Quais os maiores ensinamentos e experiências que tiraste para a vida profissional subsequente?
Estas funções que desempenhei contribuíram para que desenvolvesse skills de comunicação, argumentação, negociação e inteligência emocional que considero que, ainda hoje, são uma enorme mais-valia, quer a nível profissional, quer a nível pessoal, e que muito dificilmente conseguiria adquirir noutras áreas. Numa ótica um pouco mais holística, mostraram-me que o brio, o interesse, a empatia e o empenho são (ou devem ser) pontos chave de qualquer função, e que, quando aplicados, fazem uma enorme diferença não só no dia-a-dia do nosso trabalho e das pessoas com quem nele nos cruzamos, como também no desenvolvimento efetivo da nossa carreira, nessas ou noutras funções.
Que conselhos darias a um jovem que esteja a iniciar o seu caminho profissional no Serviço ao Cliente?
Brio, interesse, empatia e empenho. Tudo isto se sente do outro lado da linha. Tudo isto pode fazer a diferença entre um processo fácil e bem-sucedido e um processo penoso e inconsequente, entre um dia bom e um dia mau. Tudo isto pode fazer a diferença entre um trabalho e uma carreira. Acredito que, ainda que se assista atualmente a uma enorme mecanização e digitalização deste setor, a sua humanização, através destes princípios base, é, e será sempre, a chave para profissionais e clientes satisfeitos.
Percurso profissional de Francisco Paquete
2007 – Gestão de Intervenções (ZON TV Cabo)
2009 – Gestão de Crédito (Intrum Justitia)
2010 – Estágio Curricular Marketing (Intrum Justitia)
2011 – Estágio Profissional Marketing e Comunicação (Yamaha Lisboa)
2012 – Técnico de Marketing e Comunicação (Yamaha Lisboa)
2014 – Copywriter (Orange Popcorn)
2015 – Copywriter (Should I Buy It)
2016 – Técnico de Marketing e Comunicação (Grupo RHmais)
2022 – Communications Officer (BNP Paribas)